sábado, 26 de julho de 2014

RESÍDUOS ELETRÔNICOS NA CAMPUS PARTY

Na Campus Party 2014 Recife tivemos a oportunidade de lançar o E-book "Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos na Região Metropolitana do Recife" e também fazer a demonstração do protótipo do sistema para logística reversa, ambos produtos do projeto "Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Resíduos".


Além da Fundaj, contamos com o apoio de Rodrigo Medeiros do IFPB, pesquisadores do Centro de Tecnologia do Nordeste (CETENE), do Porto Digital, da Universidade Federal de Pernambuco e da Vivo Telefônica que nos cedeu espaço para demonstração do sistema (Foto).

Agradeço a dedicação de todos nesses dois dias de evento!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

CAMPUS PARTY 2014 - RECIFE

Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) e a Logística Reversa

24 DE JULHO DE 2014
observatorio brasileiro

Resíduos eletroeletrônicos e logística reversa são os temas principais do projeto “Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Resíduos Sólidos: perspectivas da aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana do Recife” aprovado em 2012 pela FACEPE sendo o primeiro em Pernambuco em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology). Nesta apresentação serão mostrados alguns dos resultados obtidos na pesquisa até o momento e também suas possíveis reflexões no nosso dia-a-dia, como criadores de artefatos e também possíveis consumidores.

Palestrantes:
João Paulo Cerqueiro Cajueiro Doutor e mestre em Engenharia Elétrica pela Unicamp e engenheiro elétrico pela UFPE, onde é professor desde 2006. É o coordenador da equipe de competição de robótica Maracatronics da UFPE.
Rodrigo Medeiros Doutorando em Ciência da Computação pela UFPE, co-fundador do Espaço Nabuco e BRU! Cultura Maker, líder local do capítulo Recife da IxDA.org e professor do Curso Superior em Tecnologia em Design Gráfico do IFPB. Nos últimos anos tem atuado como pesquisador em no projeto Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Resíduos.
Lúcia Xavier Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco em logística reversa, gestão ambiental, inovação & sustentabilidade. Apresentará o protótipo de um sistema para a gestão de resíduos eletroeletrônicos a partir da rastreabilidade e balanço de massa.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Governo federal aprova duas propostas de acordos setorias de logística reversa




O Comitê Orientador para a Implantação da Logística Reversa (CORI) aprovou, na última terça-feira (01/07), duas propostas de acordos setoriais: de embalagens em geral e de lâmpadas. Os acordos prevêem responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e propicia que esses materiais, depois de usados, possam ser reaproveitados. As propostas passarão por consultas públicas.

O Comitê é composto por representantes dos ministérios do Meio Ambiente, Saúde, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Agricultura e Abastecimento e Fazenda. Seu objetivo é definir as regras para a implantação da logística reversa, que garantirá retorno dos resíduos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reutilizado) à indústria, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, abriu a reunião traçando um panorama sobre este momento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que tem como um dos seus instrumentos o sistema de logística reversa. “Temos um desafio, enquanto governo, no desenvolvimento desta pauta”, afirmou. Os acordos foram aprovados após extensas negociações com representantes dos setores de embalagens e lâmpadas, desde a elaboração do edital em 2012.

Fonte: www.mma.gov.br  - Clique aqui



RIO DE JANEIRO REGULAMENTA A LOGÍSTICA REVERSA EM CONFORMIDADE COM A PNRS
Lei Nº 6805 DE 18/06/2014 - Estadual - Rio de Janeiro - LegisWeb


quarta-feira, 2 de julho de 2014

Vídeo sobre o seminário "Setor Público Sustentável"

EVENTO SOBRE SUSTENTABILIDADE NO IPEA

Sustentabilidade no setor público é tema de seminário
Evento foi realizado na sede do Ipea, em Brasília, de 04 a 06 de junho

Clique aqui